No dia 01 de julho, em Três Lagoas-MS, na Catedral Sagrado Coração de Jesus, os seminaristas Alex Sandro Martimiano Moreira e Tom Vitor Campos de Oliveira foram admitidos às Ordens Sacras.
Para que se compreenda o rito celebrado deve-se recorrer ao Cerimonial dos Bispos (n. 479) que, de modo esplêndido, afirma que “[…] o rito de admissão às Ordens Sacras destina-se a que o aspirante ao Diaconato ou ao Presbiterato manifeste publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem Sagrada. A Igreja, aceitando esta doação, escolhe-o e chama-o, a fim de se preparar para receber a Sagrada Ordem, passando assim a ser contado legitimamente entre os candidatos ao Diaconato e ao Presbiterato”.
Desse modo, a admissão às Ordens Sacras trata-se de um momento especial em que a Igreja acolhe o seminarista como candidato oficial para receber, futuramente, a Ordenação Diaconal e, posteriormente, a Ordenação Sacerdotal. No rito, o seminarista, de modo público, perante toda a Igreja, manifesta sua vontade de servir a Deus e à Sua Igreja. Diante de sua manifestação, a própria Igreja responde, por meio da benção do Bispo Diocesano, confirmando-o em sua decisão.
Este rito marca de modo significativo a vida daquele que o vive, demonstrando, com sua liberdade, a vontade de doar-se inteiramente a Deus. Trata-se de um passo significativo diante do chamado do Senhor e no próprio processo formativo vocacional. Posteriormente, antes da Ordenação Diaconal, receberá ainda os Ministérios de Leitor e de Acólito, tornando-se cada vez mais apto ao Ministério Sacerdotal.
Salientando o momento celebrado, afirmou o seminarista Alex Sandro que “é um momento emocionante. Depois de alguns anos se preparando no seminário e agora poder, na presença dos meus familiares e amigos, viver a alegria de dizer à Igreja de Três Lagoas que aqui pretendo me doar. Não há palavras que descrevam esse momento”. Ainda, destacou o seminarista Tom Vitor que, “é um momento único, estar junto ao Bispo e o povo de Deus, em nossa Igreja Mãe Diocesana, para manifestar publicamente o desejo de servir ao Senhor cada vez mais me configurando ao Coração do Bom Pastor. É um duplo sentimento: primeiro, a alegria de servir a Deus e aos irmãos; segundo, a responsabilidade de cuidar do rebanho do Senhor”.
Por fim, para toda Diocese de Três Lagoas, que pôde acompanhar a Santa Missa pelas redes sociais da Catedral, tratou de um momento significativo e importante, ressaltando o cuidado para com as vocações sacerdotais em todo o território diocesano e, de modo particular, para a Igreja Paroquial de Chapadão do Sul, São Pedro Apóstolo, e para a Igreja Paroquial de Três Lagoas, Santa Rita de Cássia, de onde, respectivamente, são os seminaristas Alex Sandro e Tom Vitor.
Rezemos pelos seminaristas Alex Sandro Martimiano Moreira (1º ano de Configuração) e Tom Vitor Campos de Oliveira (2º ano de Configuração) para que sejam santos sacerdotes, para que se configurem a Nosso Senhor Jesus Cristo, Eterno e Sumo Sacerdote, e para que sejam futuros dispensadores das graças de Deus em meio àqueles que o Senhor lhes confiar.
Manoel Cambuim de Lima
Seminarista do 3º ano de Configuração (Teologia)