Seminaristas recebem o Ministério do Acolitato

Seminaristas recebem o Ministério do Acolitato

No dia 02 de julho, em Três Lagoas-MS, na Catedral Sagrado Coração de Jesus, os seminaristas Anderson Suhre, Gefferson de Sousa Pinto e Manoel Cambuim de Lima receberam o Ministério do Acolitato.

A Carta Apostólica em forma de Motu Proprio, do Papa Paulo VI, Ministerial Quaedam, afirma que “o acólito é instituído para assistir o diácono e prestar seu serviço ao sacerdote. Cabe-lhe cuidar do serviço do altar, auxiliar o diácono e o sacerdote nas funções litúrgicas, especialmente na celebração da missa; além disso, distribuir, como ministro extraordinário, a santa comunhão […]” (MQ, 6).

Nesse sentido, os seminaristas que recebem o Ministério do Acolitato, se aproximando da Ordenação Diaconal, são antes convidados a estarem mais pertos de Nosso Senhor através da Sagrada Eucaristia, em cada Santa Missa, auxiliando os diáconos e sacerdotes no serviço ao altar e na distribuição da Sagrada Eucaristia.

O Bispo Diocesano, após a homilia, dirigindo-se aos seminaristas, convida os fiéis que se encontram presentes a se unirem a ele e, em seguida, faz a seguinte oração: “Ó Deus de suma bondade, que por vosso Filho Unigênito entregastes à vossa Igreja o pão da vida, abençoai + estes nossos irmãos escolhidos para o ministério de Acólito e concedei que se dediquem ao serviço do vosso santo altar, distribuam fielmente o Pão da vida aos seus irmãos e cresçam na fé e na caridade, para edificação da vossa Igreja. Por Cristo, nosso Senhor” (Pontifical Romano).

Além da presença de familiares e amigos, seminaristas e sacerdotes da Diocese de Jacarezinho-PR e do Seminário Maior Maria Mãe da Igreja, de Campo Grande-MS, muitos puderam acompanhar a Santa Missa através das redes sociais da Diocese de Três Lagoas e celebrar esse momento importante no processo vocacional dos seminaristas. De modo particular, se alegraram as Igrejas Paroquiais de Chapadão do Sul, São Pedro Apóstolo, Aparecida do Taboado, Santuário Nossa Senhora Aparecida e Selvíria, São João Bastista – O Precursor, de onde são, respectivamente, os seminaristas Anderson, Gefferson e Manoel.

Rezemos pelos seminaristas Anderson Suhre, Gefferson de Sousa Pinto e Manoel Cambuim de Lima, todos do 3º ano de Configuração, para que, conduzidos pelo Espírito Santo, sejam santos sacerdotes, se configurando a Nosso Senhor Jesus Cristo, Eterno e Sumo Sacerdote. Rezemos, ainda, para que, vivendo a experiência da Configuração, convertam-se em Cristo na vida do outro.

Manoel Cambuim de Lima

Seminarista do 3º ano de Configuração (Teologia)