A Semana Santa, iniciada com o Domingo de Ramos e estendendo-se até o Domingo de Páscoa, é reconhecida como a “semana maior” pelos mais antigos na tradição da Igreja Católica. Este período representa o ápice da liturgia católica, sendo a semana mais significativa do ano litúrgico, marcada pela celebração dos mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Após o Domingo da Paixão do Senhor, a Semana Santa prossegue com a terça-feira santa, que é dedicada à missa da unidade. Durante esta Celebração Eucarística, os presbíteros renovam as promessas sacerdotais feitas no dia de sua ordenação e recebem os óleos do batismo, crisma e unção dos enfermos para suas comunidades.
O ápice da Semana Santa é o tríduo pascal, onde, apesar de ainda estarmos imersos nas práticas quaresmais, vivenciamos momentos marcantes. Na quinta-feira santa, ocorre a missa da Ceia do Senhor, que relembra a partilha do pão na Santa Ceia, seguida por um período de adoração ao Santíssimo Sacramento, mergulhando os fiéis em profundo recolhimento espiritual.
Na sexta-feira santa, a Igreja volta sua atenção para a crucificação e morte de Jesus, observando um momento solene de adoração e silêncio. O Sábado Santo é marcado pela Vigília Pascal, celebrada no coração da noite, encerrando com as vésperas do domingo de Páscoa e da ressurreição de Cristo.
Este período nos convida a vivenciar e renovar nossa fé, ressuscitando com Cristo e buscando as coisas do alto, para vivermos uma vida santa em todos os dias de nossas vidas.
“Entremos com o Senhor Jesus na Semana Santa para celebrar a Páscoa com um coração renovado pela graça do Espírito Santo.”
Papa Francisco
Por Bruna Rodrigues.