História

A Diocese de Três Lagoas (em Latim: Dioecesis Trilacunensis), é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica Apostólica Romana, com sua sede episcopal na cidade de Três Lagoas, no estado de Mato Grosso do Sul.
Criada canonicamente pelo Papa Paulo VI em 3 de janeiro de 1978, a Diocese de Três Lagoas é sufragânea da Arquidiocese de Campo Grande e tem como Patrono o Sagrado Coração de Jesus.
Antes de sua criação, toda a região de Mato Grosso do Sul (território do então estado de Mato Grosso) fazia parte da Diocese de Corumbá, até que, em 1957, foi criada a Diocese de Campo Grande, desmembrada de Corumbá e elevada à Arquidiocese em 1978.
A Diocese de Três Lagoas abrange os 10 municípios da região conhecida como “Bolsão sul-mato-grossense”. Compreendendo um território subdividido em 15 paróquias e mais de 110 capelas/comunidades, a Diocese desempenha um papel vital na vida espiritual e comunitária da região.
Além disso, é apoiada por diversas comunidades religiosas presentes em Três Lagoas, o que contribui para uma ampla rede de serviços de assistência social e educação, demonstrando o compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento integral das pessoas em sua área de atuação.

As paróquias que compõem a Diocese de Três Lagoas são:
1- Água Clara – Paróquia Sagrado Coração de Jesus
2- Aparecida do Taboado – Paróquia Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida
3- Brasilândia – Paróquia Cristo Bom Pastor
4- Cassilândia – Paróquia São José
5- Chapadão do Sul – Paróquia São Pedro Apóstolo
6- Inocência – Paróquia Senhor Bom Jesus
7- Paranaíba – Paróquia Sant’Ana e Paróquia Santo Antônio
8- Santa Rita do Pardo – Paróquia Santa Rita de Cássia
9- Selvíria – Paróquia São João Batista
10- Três Lagoas – Paróquia Santo Antônio (que abriga a Catedral Sagrado Coração de Jesus), Paróquia Santa Luzia, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Paróquia Santa Rita de Cássia e Paróquia São Francisco de Assis.