Diocese de Três Lagoas: um marco de fé e missão

Diocese de Três Lagoas: um marco de fé e missão

Imagem oficial de Paulo VI, 1969

No dia 3 de janeiro de 1978, o Papa Paulo VI assinou a Bula de Criação da Diocese de Três Lagoas e nomeou seu primeiro bispo, Dom Geraldo Majela Reis. Na época, a região pertencia ao então estado de Mato Grosso, e o sul do estado contava apenas com a Diocese de Corumbá.

A criação da Diocese de Três Lagoas foi um passo importante para fortalecer a presença da Igreja Católica na região, possibilitando um melhor acompanhamento pastoral e espiritual das comunidades locais.

Dom Geraldo Majela Reis (1981-1997) – Arquivos Arquidiocese de Diamantina

A instalação canônica ocorreu em junho do mesmo ano, quando Dom Geraldo Majela Reis tomou posse como primeiro bispo diocesano. A partir desse momento, começaram oficialmente os atos de governo diocesano, consolidando a estrutura pastoral, administrativa e espiritual da nova Diocese.

Ao longo desses 47 anos, a Diocese de Três Lagoas tem sido um farol de fé, serviço e evangelização, atuando junto às comunidades paroquiais, movimentos e pastorais para anunciar o Evangelho de Cristo e promover a caridade.

Atualmente, sob a liderança de Dom Luiz Gonçalves Knupp, a Diocese segue firme em sua missão, sempre com o olhar voltado para a construção de uma Igreja viva, acolhedora, missionária e comprometida com o Reino de Deus.

 

Catedral Diocesana Sagrado Coração de Jesus, igreja sede da Diocese de Três Lagoas.